quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que é hipertexto?

O Hipertexto é um texto em formato digital, que articulado com outras formas de textos, palavras,imagens ou sons, através de acessos em hiperlinks.
Tecnicamente um hipertexto é um conjunto nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras páginas imagens gráficos ou parte de gráficos seqüenciais e sonoros documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de informações não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles ou a maioria estende suas conexões em estrela de modo reticular. Navegar um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode por sua vez conter uma rede inteira.
Funcionalmente um hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.
O leitor de hipertexto em um ambiente digital nasceu em um mundo de leituras extensivas, portanto não se aproxima do leitor de poucas possibilidades de tempos anteriores, ele permite produzir e transformar as relações possíveis entre as imagens, os sons e os textos associados de maneira não linear, mediante conexões eletrônicas, assim como as ligações realizadas entre os textos fluidos em seus contornos em números virtualmente limitado.
Muito utilizado para pesquisas onde nos proporciona melhor aproveitamento de tempo, podendo assim acessar outras páginas e links ou outros pontos na mesma página, podendo sanar curiosidade de saber a que se refere ou para onde aponta a expressão a pesquisa nos sugeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário